Olá leitoras e leitores procurando dicas de Praga!! Depois que a gente falou sobre as praias do Tahiti (a incrível ilha de Bora Bora com toda sua beleza, Moorea que é a segunda ilha mais visitada e a capital Papeete), a cidade que nunca dorme também conhecida como Big Apple (Nova Yorque) e o paraíso Brasileiro que fica em uma ilha muito bem preservada chamado Fernando de Noronha, chegou a hora de dar várias dicas de Praga, essa cidade da República Tcheca que tem muita história, gastronomia e cerveja (para aqueles que apreciam, claro!).

Praga fica no leste Europeu e normalmente foge dos principais destinos dos Brasileiros que acabam optando por Paris, Barcelona, Lisboa, Porto, Londres, Amsterdam, Berlim, etc – o que é um erro porque a cidade é muito bonita e tem bastante para oferecer ao turista. Principalmente comida barata (para os padrões europeus) e segurança ao caminhar pela cidade. 

MOEDA

Para começar o post vamos em um ponto interessante: Apesar da República Tcheca fazer parte da União Européia, ela usa a Coroa Tcheca ( “CZK”) ao invés do Euro. Por isso aconselhamos baixar um app de conversão de moedas porque no começo é difícil saber se CZK 250 é caro ou barato para um prato de comida, por exemplo.

Das dicas de Praga : não troque Euros por Coroa no aeroporto. Dessa forma a taxa é bem ruim e vai perder dinheiro. Deixe para trocar nas casas de câmbio que existem nas ruas mas antes pesquise um pouco o valor da conversão e pergunte se existe taxa adicional sobre a troca. 

Dá para usar EURO ?

Em muitos locais o Euro é aceito e o troco é dado em Coroas. E mesmo com o IOF no cartão de crédito normalmente vale a pena gastar no plástico. Enfim a gente já perde dinheiro na conversão Real-Euro e perde novamente quando faz Euro-Coroa. Portanto, no cartão a conversão é direta e muitas vezes a taxa utilizada é vantajosa. Veja com sua operadora qual a taxa do Euro e faça o cálculo para ver se é vantagem.

Moeda de Praga
Cédula de Coroa Tcheca

Nós optamos por trocar apenas EUR 100 em Coroa para ter no bolso a moeda local, mas na maior parte dos restaurantes e lojas foi mais vantajoso pagar no cartão ( e ainda ganhar milhas para a próxima viagem, claro!! ).

DICAS DE PRAGA – DE COMO CHEGAR

Você pode optar por começar sua viagem em Praga ou incluir a cidade no roteiro pela Europa. Se a opção for deixar Praga no meio do roteiro a melhor opção para chegar vindo das cidades próximas é de trem. A estação de trem de Praga é de fácil acesso e ajuda muito economizando tempo de aeroporto, raio x, check-in, etc. Agora se a opção for começar por Praga a melhor forma é um avião até um dos grandes hubs da Europa (Madri-Barajas, Amsterdam, Frankfurt, Roma ou até mesmo Lisboa) e de lá um voo curto até Praga – Não existe voo direto do Brasil para a República Tcheca.

Nós optamos por começar o roteiro em Praga (depois até explicamos melhor o motivo de nossa decisão) e dentre as opções de voo o melhor custo benefício era chegando em Roma. A gente ia ter 8:30h em Roma entre a chegada do Brasil e partida para Praga e planejamos sair para dar uma volta rápida pela cidade (existe transporte fácil e barato para esse caminho). Dessa forma, de “brinde” a gente ia ver Roma de novo por algumas horas, tomar um autêntico “Café Espresso” e um gelato. 

Praga em roteiro pela Europa

Nossa dica é incluir Praga em um roteiro que permita fazer grande parte (ou tudo) de trem. Pode ter Alemanha, Budapeste, Viena, Holanda, etc… Andar pela Europa de trem é ótimo, confortável, seguro e muitas vezes mais rápido do que avião se considerar que tem que chegar antes no aeroporto, fazer todo o processo de despachar mala, segurança, etc – e normalmente os aeroportos são mais afastados do centro o que aumenta a despesa de transporte (se for Uber/táxi) ou o tempo de deslocamento (usando transporte público).

DO AEROPORTO PARA O HOTEL

Ficamos hospedado bem próximo do centro de Praga  (se bem que a cidade é pequena e normalmente quase tudo é perto do centro). Conforme nossas pesquisas sobre os deslocamentos descobrimos que o Uber por lá não é caro (a estimativa pelo app era de USD 16 do aeroporto até o hotel). Como a gente tinha duas malas grandes cada um, optamos pelo conforto e rapidez (o trajeto de carro dura aproximadamente 15-20 minutos).

Para quem quer economizar existe um ônibus chamado Airport Express que faz o trajeto até o centro em aproximadamente 35 minutos e sai a cada meia hora do terminal 1. O ticket custa CZK 60 e é possível comprar direto com o motorista.

Também é possível fazer a combinação ônibus convencional + metrô mas a gente não vê vantagem nenhuma em ter que ficar trocando de transporte por uma economia ínfima.

DICAS DE PRAGA – ONDE FICAR

Antes de mais nada Praga não é uma cidade muito grande, então é bem fácil de andar a pé. Sendo assim nossa sugestão é para procurar uma hospedagem perto do centro histórico. Dessa forma fica a uma caminhada de grande parte das atrações da cidade e rodeado de restaurantes, lojas, supermercados, etc.

Nós optamos por ficar no hotel Garden Court. É um hotel mais moderno, com um café da manhã bem honesto e fica perto do centro.

SEGURANÇA

Praga é uma cidade considerada segura, com baixos índices de criminalidade. Dessa forma para o brasileiro então é praticamente um paraíso porque assalto com arma de fogo é algo bem raro. Em outras palavras durante os dias que ficamos em Praga não sentimos receio em nenhum momento, mesmo caminhando pelas ruas desertas durante a madrugada. Bem como em toda a Europa o mais comum são furtos praticados por batedores de carteira em locais muito movimentados. A dica é ficar atento aos bolsos com a carteira e celular nas áreas mais movimentadas e nas aglomerações.

DICAS DE PRAGA – ONDE COMER

Praga tem bastante opção para o turista comer: desde a culinária mais tradicional, com joelho de porco, pato, goulash, tartar e até restaurantes de cozinha mediterrânea, francesa, hambúrger, etc.. Nós gostamos de curtir a cidade que estamos visitando e por isso optamos na maior parte das vezes em conhecer restaurantes que tenham os pratos locais – isso também leva a situações que vamos lembrar e rir pelo resto da vida quando contamos das viagens (às vezes são engraçadas e boas, outras não….. Mas tudo faz parte da experiência de descobrir o mundo e suas diversidades). Para ilustrar um pouco sobre as experiências e as histórias vamos contar da nossa primeira noite na cidade….

Chegamos por volta das 19h no hotel, cansados de um voo longo com conexão, do passeio em Roma, do voo até Praga e estávamos loucos para ter o primeiro contato com a cidade e comer uma refeição de verdade! Pesquisamos no Google e no Foursquare algumas opções de jantar nos arredores do hotel e saímos andando para olhar e poder decidir. O Guto tinha gostado de um restaurante mais antigo e que era bem avaliado mas quando chegamos estava lotado e a fila de espera era desanimadora. Demos meia volta e continuamos procurando outras opções enquanto passeávamos  pela cidade.

Restaurante V Cípu

Um outro restaurante chamado V Cípu que era praticamente no porão e que parecia ser bonito e interessante chamou nossa atenção. Fomos até lá e havia uma mesa vaga. Sentamos, pedimos uma Pilsen local e começamos a olhar o cardápio. Depois de um tempo de indecisão optamos por dois pratos: um joelho de porco para o Guto e um pato com molho de laranja para a Maclau. A gente pediu, ficou conversando e fazendo os planos do dia seguinte já que era nosso primeiro dia de viagem! O Guto levantou para ir no banheiro e nesse meio tempo os pratos chegaram.

Curiosidade

NOTA DO GUTO: Cheguei do banheiro e a Maclau tinha dois olhos arregalados e assustados e logo entendi o motivo: os pratos eram bem grandes!!!! O joelho de porco seria suficiente para nós dois…… mas ainda tinha o pato ( que também não era pequeno!!!! )

Resumo da história: a gente comeu muito bem (estava uma delícia) !!!! Mas a história não termina aí. Como em Praga tudo é em Coroa e não em Euro, o Guto tinha feito a conversão de cabeça mas não estava confiante que estava certo. Quando veio a conta fez a conversão no app e aí veio a surpresa: as duas cervejas com os dois pratos (grandes) deu um total de EUR 20!!! 

Para quem quiser conhecer um pouco mais do restaurante tem o site oficial deles.

E isso acabou se repetindo em vários locais de Praga: boa comida com preço ótimo para um Brasileiro que ganha em Real e gasta em Euro. E para quem gosta de cerveja, a República Tcheca é um bom destino e vamos dar mais detalhes sobre isso. Temos bastantes dicas de Praga ainda para contar.


As dicas de Praga para quemuem quer ter bastante opção de escolha de restaurantes é ir na praça central. Lá existe uma quantidade grande e opções de vários tipos de cozinha (italiana, francesa, local, etc)

Dicas de Praga – U Fleku

Uma outra dica para quem gosta de cerveja é o antigo restaurante U Fleku. Ele existe desde 1499 como cervejaria e em 1991 começou a funcionar como restaurante também. Tem toda a história e contatos para reserva no site oficial.

Quando fomos estava bem cheio mas conseguimos sentar para tomar uma cerveja em poucos minutos.

Restaurante U Medvidku

Outro restaurante antigo que jantamos e gostamos bastante foi o U Medvidku. Na verdade é um hotel, restaurante e cervejaria! Existem três mesas que ficam dentro de um “tonel” que era usado para fazer cerveja….. é bem diferente e pitoresco. Se der sorte de estar vazia, peça para ficar lá! Eles também fazem a cerveja mais forte do mundo, então se tiver “coragem” peça a X-BEER 33. Mais informação no site oficial.

Restaurante mais moderno e descolado

Agora mudando de restaurante antigo para algo mais moderno a sugestão fica com o Srdcovka Spálená. Um ambiente mais moderno, descolado e com público jovem fazem desse restaurante um local bem movimentado. A dica de Praga vai para a cerveja não filtrada, que foi nossa preferida desse restaurante! Aqui pedimos o Goulash com toppings que também estava excelente. E mais informações também no site.

Se estiver perto do Muro do Lennon e quiser comer com a vista para um canal tem um restaurante bem charmoso. Se der sorte pode conseguir sentar na única mesa do lado de fora, que fica em um deck com vista para o canal.

Passeando nas feirinhas de Praga também é possível comer. Existem opções de sanduíches com carne, salgados e doces em geral. Achamos a batata frita em parafuso bem diferente e compramos uma para experimentar (é gostosa!! )

DOCE TÍPICO

Agora as Dicas de Praga vão para a parte de “doces”Tem um doce em Praga que chama Trdelnik que é uma delícia! É uma massa com lascas de avelã assada na brasa em um espeto giratório. Normalmente se come com açúcar mas existem opções com Nutella, cremes, etc. Experimentamos o tradicional e com Nutella. Apesar do Guto ser fã de Nutella a versão “original” ganhou na nossa preferência.

DICAS DE PRAGA- O QUE VER E FAZER – PASSEIOS, LOCAIS, ETC

Praga é uma cidade pequena mas cheia de atrações e locais para visitar. E se você tiver sorte e pegar tempo bom ainda consegue aproveitar melhor algumas das atrações como o mirante, o parque, a “torre”, etc.
Das “dicas de Praga” tem uma simples que é se programar para estar no final do dia próximo ao rio….. o reflexo das luzes da cidade na água com o céu ainda iluminado fica maravilhoso.

Anoitecer no rio de Praga
Vista de Praga no anoitecer pelo Rio

PRAÇA CENTRAL

A praça central de Praga (Old Town Square) é uma das principais atrações com construções lindíssimas e não poderia faltar nas Dicas de Praga . Atualmente no inverno há uma feirinha com comidas e artesanato, mas uma das principais atrações é o Relógio Astronômico. O Guto tentou entender e acabou desistindo, preferindo apenas admirar. Realmente é bem bonito e intrigante ao mesmo tempo – diferente do que se espera de um relógio. E toda hora cheia tem uma “movimentação especial” com um galo que canta e figuras que aparecem em duas pequenas janelas na parte de cima.

A gente já sabia que essa “movimentação” é uma coisa bem simples, sem nada especial. Dessa forma é aguardar a hora cheia para assistir, mas só vale a pena se você chegar na praça próximo do horário (caso contrário vai ficar esperando e pode se decepcionar). É interessante também que conforme vai ficando mais perto de alguma hora cheia o povo começa a se aglomerar na frente do relógio e em alguns momentos fica realmente bem cheio.

Feirinha na praça

Na lateral da praça ficam vários restaurantes com mesas do lado de fora para sentar e apreciar o movimento. Definitivamente que os que ficam na frente do relógio acabam sendo mais concorridos mas existem boas opções por toda a praça (desde comida típica até cozinhas específicas, tipo italiana, francesa, etc)https://youtu.be/y0PGzvmta8U

Uma curiosidade é que na feirinha que tem na praça, além de opções de presentes, lembranças e comidas a gente achou um ferreiro que estava fazendo tudo “ao vivo” e era possível comprar o que ele fez ou encomendar alguma peça.

Ferreiro na praça de Praga
Ferreiro na praça de Praga

E para quem quer conhecer um canto mais escondido nas dicas de Praga: na rua Karlova tem um “beco” com dois bares, uma loja de bugigangas e um estúdio de tatuagem. Do lado de fora eles montam as mesas ao lado de aquecedores e ainda fornecem cobertor para as pernas (úteis no inverno, claro).

Cerveja em Praga
Cerveja em Praga

Torre “Eiffel” em Praga ? Mas não era em Paris?

Essa vai para a galeria das dicas de Praga que não é sempre que se acha: A cidade tem uma torre que lembra a famosa Torre Eiffel (mas beeeem menor) que é chamada de Torre Petrin. Mesmo com uma diferença enorme no tamanho o passeio é bem legal e a gente adorou! A torre fica em cima de uma colina e com isso ela compensa seu menor tamanho oferecendo uma vista linda da cidade! Se somar a altura da colina com a torre ela é mais alta que a Eiffel (só como referência).

Da mesma forma que na Eiffel, existem duas opções para subir na torre: comprar o ticket para ir pelas escadas ou pelo elevador. O elevador é muito pequeno (cabem apenas 5 pessoas – 4 visitantes e o ascensorista) então pode existir uma fila para subir. Portando, a gente optou pelo elevador e não havia fila (ufa!) mas na volta o Guto optou por descer pelas escadas.

O ingresso normal custa CZK 150 e o adicional para subir de elevador é de CZK 60.  Tem desconto para sênior, grupos grandes e famílias.

Dica importante: para chegar até o alto da colina a melhor opção é pegar o bondinho na estação Ujezd que custa CZK 110. Dá para comprar o ingresso na hora nas máquinas com moedas ou com dinheiro na lojinha que tem dentro da área de embarque.

“Subindo” a colina de bondinho

Ticket do bondinho de Praga
Ticket

O percurso é rápido e ele para no meio do caminho para quem quiser descer e continuar o trajeto a pé. A estação final é a Petrin ao lado de um observatório com um jardim na frente, bem bonito. Assim de lá já se tem uma idéia da vista da cidade, mas é só uma prévia do que está por vir. Com uma pequena caminhada de cerca de 10 minutos já chega na torre. 

Para quem quer mais informação tem o site oficial da torre.

Ao redor da torre tem outras atrações para visitar (todas na região da “Petrin Hill”). A gente queria ver a torre mesmo e no nosso roteiro optamos por sair da torre e ir a pé em direção ao Castelo de Praga parando antes no mosteiro para tomar uma cerveja (vamos contar mais sobre isso!! )

MONASTÉRIO – RESTAURANTE E CERVEJA

Essa é uma das dicas de Praga que tem que ser “feita”. Saindo da Torre Petrin a pé em direção ao Castelo de Praga tem no meio do caminho um restaurante chamado Peklo, que era um monastério. Logo o ambiente é super diferente já que ao entrar tem que descer uma escada e ele é todo no subsolo, com uma atmosfera incrível. Para nossa sorte tinha uma cerveja edição limitada de cor verde!! Quem quer conhecer um pouco mais da história do local tem o site oficial. Consideramos parada obrigatória para quem quer sair da rotina e conhecer um local inusitado para comer ou beber.

DICAS DE PRAGA – VISITA AO CASTELO

Uma das outras grandes atrações da cidade é o castelo de Praga. Dessa forma tem sempre um grande movimento de turistas porque realmente é lindo !!! Existem duas opções: 

– ir até a entrada do castelo, passar pela segurança, andar pelas ruas laterais e ir descendo até chegar no rio

– entrar realmente no castelo e na rua do Ouro, famosa ter a casa onde o escritor Franz Kafka morou.

A primeira opção é inteiramente de graça. Você pode subir até o castelo a pé (ou fazer como nós e sair da Torre Petrin e ir caminhando até o castelo), passar pela segurança (um detector de metais e uma breve revista na bolsa/mochila), caminhar pela lateral, fotografar a bela entrada da Catedral e ir descendo até chegar no rio, com algumas paradas no meio do caminho para fotos ( com direito a um mirante ). Outra ótima experiência para quem não tem tempo ou paciência de explorar o castelo ( às vezes as filas para a entrada são demoradas ).

Sendo assim nós resolvemos pular a experiência de conhecer o castelo por dentro por conta dos poucos dias que tínhamos em Praga e porque outros planos já estavam traçados. Mas é uma opção excelente de passeio nas “dicas de Praga” e com certeza em nossa próxima visita na cidade vamos entrar no castelo, que segundo o Guiness é o maior do mundo.

Para maiores informações de horários e valores vamos deixar o site oficial do castelo e a tabela de preços.

DICAS DE PRAGA – PONTE CHARLES

Outro ponto famoso de Praga e que não poderia ficar fora das “dicas de Praga” é a ponte Charles. Sempre tem um fluxo grande de turistas andando nela, bem como um monte de artistas com suas obras em exposição (tem fotos, desenhos, caricaturas bijouterias, etc). É uma ponte linda, sem dúvida.

Ponte Charles em Praga
Ponte Charles
Ponte Charles em Praga
Torre da Ponte Charles

DICAS DE PRAGA – ESCULTURAS EM HOMENAGEM A FRANZ KAFKA

Existem duas esculturas em homenagem ao escritor Franz Kafka em Praga. A mais famosa é a que tem um movimento que aos poucos “monta” o rosto de Kafka.

Escultura de Kafka em Praga
Escultura Franz Kafka

Existe a segunda escultura que fica “atrás ” da praça

Escultura de Franz Kafka
Escultura de Franz Kafka

ESCULTURA FREUD – HOMEM PENDURADO

Uma outra atração de Praga é a escultura em homenagem ao Freud – conhecida como “Man hanging out“. É curioso porque parece que tem alguém pendurado para fora do prédio….rs

Freud Pendurado em Praga
Freud pendurado – uma das atrações de Praga

MURO DO LENNON

Outro ponto das dicas de Praga que os turistas adoram passar é no Muro do Lennon. É apenas um muro com um grafite do rosto do John Lennon e várias referências aos Beatles. Se estiver por perto vale passar para olhar e tirar uma foto. E bem próximo do muro para os fãs tem o Lennon Pub.

DICAS DE PRAGA – CONHECER AS TORRES

Praga é conhecida por suas torres muito bonitas mas para nós a que levou o troféu foi a Torre da Pólvora. Ela era uma das 13 torres que protegiam a cidade junto com a muralha perto de 1232 e foi a única que resistiu ao tempo. No século VIII durante o reinado de Maria Teresa de Áustria ela foi convertida em armazém de pólvora – por isso seu nome atual. Ela sofreu vários danos e no século XIX foi reconstruída em estilo gótico, que é o que vemos hoje. E de noite ela é ainda mais bonita por conta da iluminação. A entrada na torre custa apenas CZK 100 (ingresso inteiro). Maiores informações no site oficial.

Torre da Pólvora
Torre da Pólvora

Outra torre interessante em Praga é a Henry’s Tower. Dentro dela tem um restaurante que costuma ficar cheio. Sendo assim é bom fazer reserva. O restaurante chama Zvonice e no site tem maiores informações de reservas.

Torre em Praga
Torre com restaurante em Praga

METRÔNOMO DE PRAGA

No alto de uma colina e no meio de um parque está um metrônomo gigante. Quando fomos ele estava desligado (parecia mais que estava desativado). Também tem uma grande escadaria para subir e depois de todo o esforço a vista da cidade é a recompensa. Como nós fomos de manhã e o tempo não estava aberto….. no final ficou uma atmosfera super legal nas fotos, com uma pequena névoa!

MUSEU NACIONAL DE PRAGA

Essa é outra nas dicas de Praga é para quem curte museu: o museu Nacional de Praga é um prédio lindíssimo e assim como a Torre Pólvora fica ainda mais bonito a noite, todo iluminado. O prédio foi reinaugurado em 2018 após uma grande reforma. No site oficial tem os horários e valores de entradas.

Uma dica: tente subir no domo para ter uma vista panorâmica da cidade. Os tickets para o domo não são vendidos de forma antecipada, apenas na hora por conta da limitação do número de visitantes.

E na frente do museu tem um calçadão com bastante comércio, no natal tem a feirinha com comidas, bebidas e gifts além de uma decoração de luzes bonita.

ROTUNDA OF THE FINDING OF THE HOLY CROSS

Vamos colocar o nome em inglês mesmo porque a tradução fica estranha. É uma pequena capela cristã do século XII e está em uma esquina e muita gente passa e nem percebem ela lá. Se estiver perto vale desviar um pouco o caminho para ver e tirar uma foto.

Rotunda em Praga
Rotunda of the Finding of the Holy Cross

Se vocês gostaram, ficaram curiosos e querendo saber mais sobre a República Tcheca, a nossa amiga Elizabeth Werneck tem um blog que fala sobre a cidade medieval de Český Krumlov . E o legal é que é perto de Praga e dá para fazer na mesma viagem. Confere as dicas dela e já coloca no roteiro!

OBS: As marcas e empresas mencionadas no post são propriedade de seus respectivos donos/acionistas. Não recebemos nenhum tipo de incentivo das marcas para escrever e nossas opiniões vem de experiência pessoal, que podem ser muito diferentes de outras pessoas. Também não temos como garantir que os valores aqui apresentados sejam os mesmos que o viajante vá encontrar.

É proibida a reprodução de qualquer parte sem expressa autorização dos autores


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.