Olá !! Hoje vamos falar sobre quanto custa ir para Cuba!

Nós também vamos contar nossa experiência e explicar onde ficamos hospedados ( e o motivo ), o que fazer em Havana e o principal que é quanto custa ir para Cuba. Então se prepare, aperte os cintos e embarque com a gente em mais essa viagem com as dicas de viagem para Cuba!

Chegando em Cuba
Chegando em Cuba

Como ir para Cuba?

Por conta do embargo econômico que existe sobre a ilha de Cuba não são muitas opções de trajetos aéreos para quem sai do Brasil. Mas mesmo assim a busca vale a experiência de conhecer porque é uma viagem diferente e que “tira da zona de conforto. Portanto é legal saber de antemão que existem algumas peculiaridades em Cuba para não se frustrar. Afinal quem quer só sobra e água fresca a melhor opção seria se hospedar em Varadero em um dos resorts All-Inclusive. Mas não era o que queríamos e explicamos mais pra frente.

Uma boa opção de vôo saindo de SP ou Rio é pela Aeromexico. A gente optou por ficar no aeroporto durante a conexão porque o tempo era curto). Da cidade do México embarcamos em um avião menor ( aproximadamente 100 passageiros) com destino a Havana.

Existem opções de voos que param no Panamá, na Colômbia e até Miami ! Lembrando que se for para os EUA é necessário ter o visto.

Cuba exige visto e pedido pode ser feito pessoalmente diretamente no consulado de sua região ou através dos correios – se não houver consulado próximo. O processo é bem simples e não tem nem entrevista. Basta preencher um formulário com data da viagem, onde vai ficar hospedado, dados do voo, etc.

Cuba exige o certificado internacional de vacinação contra a Febre Amarela, então providencie isso com antecedência. Também não se esqueça que o passaporte tem que ter pelo menos 6 meses de validade.

Afinal, quanto custa ir para Cuba ?

Essa é outra pergunta que nós ouvimos bastante quando as pessoas estão procurando dicas de viagem para Cuba.

Nós pagamos nas passagens U$ 800 por pessoa porque tínhamos uma restrição de data e não era possível alterar. Portanto isso acabou por prejudicar um pouco a busca pela passagem mais barata. Para piorar não tínhamos milhas suficiente (e de qualquer forma a passagem com milhas estava “cara” também). Se você tem uma flexibilidade maior de datas dá para conseguir boas promoções ou mesmo pegar promoções de milhas pelo menos no trecho São Paulo – Méxco.

Existem promoções de passagens e dá para comprar o trecho separado ao invés de fazer a rota fechada – por exemplo comprar SP-MEX ida e volta em uma promoção e depois apenas MEX-HAV em outra. Nós chegamos a fazer essa simulação mas para nossas datas não compensou.

Hospedagem a gente vai dar detalhes um pouco mais para frente mas é possível ficar em Cuba gastando U$ 15 por dia (por pessoa) em um quarto confortável com café da manhã simples. Quem quer luxo e ainda se hospedar em um local histórico pode optar pelo Hotel Nacional – é absolutamente lindo e vamos falar dele também!

E comer também não é caro. Existem os restaurantes mais simples que com U$3-5 dá para pedir um PF (prato feito) ou opções mais turísticas com pratos na faixa de U$8-15.

Os famosos carros de Cuba

Resumo básico de custo diário em Cuba

Então considerando a pergunta “Quanto custa ir para Cuba” uma viagem econômica tem como gastos diários:

Hospedagem U$ 15

Refeição U$ 6-10

Transporte e passeios U$ 5

Total U$26-30/dia por pessoa

Ainda dá para reduzir um pouco mais esses gastos se for viagem de casal. O quarto para casal custa em média U$20-25 e alguns pratos são bem servidos e podem facilmente o que deixa um total diário para o casal na faixa de U$40

Onde se hospedar em Cuba

Quem quer luxo, sombra e água fresca a melhor opção são os resorts em Varadero. É até mais fácil conseguir pacotes para os resorts, já que eles são um tipo de “bolha” na ilha, diferente de todo o resto. Mas para quem quer conhecer mais a cultura local, a história e conhecer alguns pontos turísticos famosos ficar em Havana é uma ótima decisão.

Nós queriamos muito conhecer a realidade dos Cubanos e por isso Havana foi nossa prioridade. Normalmente os turistas que vão para Havana se hospedam no centro antigo (onde tem a Bodeguita Del Medio e outros pontos turísticos). Quem acompanha o blog e a nosso Instagram já sabe que não somos o “turista normal”e por isso optamos por ficar no bairro Vedado, que é mais de moradores mesmo (mas tem acesso fácil a alguns pontos turísticos).

Com o bairro definido fomos em busca das opções de hospedagem. Na nossa pesquisa de quanto custa ir para Cuba o objetivo era tentar obter uma experiência mais genuína, por esse motivo nós fomos atrás de hospedagens menores e foi quando descobrimos o Luís com sua hospedaria. Fizemos contato pelo email e ele respondeu no dia seguinte – ficamos encantados! O lugar era simples mas super arrumado, ficava no bairro Vedado e o preço era o que estávamos esperando ( U$ 25 o casal com café da manhã). Quem está começando a pensar em conhecer Cuba pode ver os detalhes em http://www.hostalcorazondelvedado.com

Quem quer luxo e conforto nossa dica é ficar no Hotel Nacional de Cuba: uma construção histórica de frente para o Malecón e que tem até hoje as trincheiras da época da revolução e uma exposição da Crise Dos Mísseis – isso fica para outro post

Melhor época para ir para Cuba

A melhor época para conhecer Cuba é entre Novembro e Abril que são os meses mais secos e que não há risco de tornado/furação. Entre Dezembro e Fevereiro os valores costumam ser mais altos por conta da temporada e férias. Portanto se tiver liberdade de escolher a data pode economizar ainda mais na viagem.

Enfim, nossa ida. Como foi a experiência

Nós fomo de Aeroméxico saindo de Guarulhos (GRU). Sempre que possível compramos o assento da saída de emergência ou alguma opção que dê mais espaço para as pernas e nessa viagem não foi diferente. O avião era bem grande (era um 747) e dessa forma o voo foi confortável. Serviram jantar e de bebida alcoólica serviram tequila, vinho e cerveja.

Chegando na Cidade do México tem que fazer imigração com o básico de sempre: o guichê com o oficial que pergunta o que veio fazer no México, quanto tempo, etc. A Maclau apertou o botão e deu vermelho (claro! kkkkkk). Fomos para o balcão onde o policial abriu as malas e fez uma pequena revista – apenas o suficiente para bagunçar a mala um pouco.

O voo para Havana é curto e como a aeronave é menor nós não compramos a saída de emergência. Chegando em Havana tem uma pré-triagem dos passageiros onde é exigido o certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Logo depois vem a imigração, super tranquila.

Nós reservamos o transfer do aeroporto para o hotel com o Luíz mesmo (nosso anfitrião) e custou U$25. Assim que saímos da porta de desembarque tinha um rapaz com uma placa com meu nome e aí começa nossa história de amor por Cuba.

Nosso transfer

Chegando em Havana

Quem viaja sabe que normalmente a melhor opção é ter dinheiro em moeda local. O Peso Cubano é a moeda oficial do país e justamente por conta dos embargos é difícil usar cartão ou dólar/euro para pagar. Por isso é necessário ir em uma casa de câmbio para converter – lá elas são conhecidas como Cadeca. Com receio que o motorista levasse a gente em um lugar com taxa de conversão ruim eu saí pelo aeroporto para ver se conseguia trocar alguma coisa pelo menos para pagar o transporte mas achei apenas a casa de câmbio que fazia a troca para quem estava deixando o país – mais uma característica peculiar da ilha. Desisti de deixar todos esperando e voltei.

O Ricardo (nosso motorista) foi muito simpático e enquanto caminhávamos em direção ao carro ele perguntou se a gente queria parar para trocar dinheiro e respondemos que sim. Ele contou que perto do nosso hotel tinha uma casa de câmbio oficial e explicou que os valores são tabelados – então não faz diferença onde a troca é feita. Nosso transfer era um carro bem antigo, uma mistura de Chevette com Corcel (se você conhece esses carros acaba de entregar a idade…kkk), com um bagageiro no teto porque o porta malas era pequeno.

Entramos no carro e fomos rumo ao hotel. A curiosidade era grande e nós começamos a perguntar várias coisas para o Ricardo, que contou que era aposentado e para ter uma renda extra faz o serviço de transfer com os turistas. Conversamos mais um pouco sobre a saúde, os hospitais, as faculdades e logo chegamos na casa de câmbio

Vista do Hotel Nacional

Levar Euro ou Dólar para Cuba ?

Por conta do forte embargo Americano a melhor opção é levar Euro. O dólar tem uma desvalorização adicional para o câmbio.

Trocando Euros por Pesos Cubanos

Eu desci para trocar o dinheiro e ainda sem saber direito quanto íamos gastar optei por trocar só EUR300. A casa de câmbio ficava em uma esquina. Eu entrei e fui direto para um balcão de atendimento, falei o valor que queria trocar, o atendente pediu meu documento, fez o recibo e finalizou a troca. Foi bem simples e rápido. Depois durante nossa estadia em Havana ainda voltei duas vezes para fazer o câmbio. Como era fácil e rápido optamos por trocar aos poucos. Já marque essa dica de viagem de Cuba e não se estresse com o câmbio.

Cuba é segura para o turista?

Quando a gente fala sobre quanto custa ir para Cuba também sempre tem essa dúvida: o destino é seguro ? Dá para andar a pé e de noite com câmera e celular sem medo?

Portanto não poderia ser diferente em Cuba e podemos afirmar que Cuba é sim segura! Por conta do regime com punições severas para quem comete crime, a ilha é muito segura e por isso dá para passear sem medo! Sendo assim nós andamos com a câmera sem o pânico de ser assaltado.

E com isso eu saí tranquilo da casa de câmbio (coisa que aqui em SP seria impossível) e fomos finalmente conhecer nosso hotel.

Então é isso….. gostaram das dicas?

Então chega ao fim a primeira parte de dicas sobre Cuba, com os principais custos da viagem. Em breve vamos falar da nossa hospedagem, dicas de passeios, o que fazer, etc.

Fique ligado e acompanhe a gente também no Instagram!

OBS: As marcas e empresas mencionadas no post são propriedade de seus respectivos donos/acionistas. Não recebemos nenhum tipo de incentivo das marcas para escrever e nossas opiniões vem de experiência pessoal, que podem ser muito diferentes de outras pessoas. Também não temos como garantir que os valores aqui apresentados sejam os mesmos que o viajante vá encontrar.

É proibida a reprodução de qualquer parte sem nossa autorização


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.